Total de visualizações de página

Arquivo do blog

23 de maio de 2010

ATIVIDADE DE REFLEÇÃO

APRENDI

1 - Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa pela forma como ela lida com três coisas:
um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram.
2 - Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.
3 - Aprendi que saber ganhar a vida não é a mesma coisa que saber vivê-la.
4 - Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance.
5 - Aprendi que viver não é só receber, é também dar.
6 - Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir. Mas se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho, procurando fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo.
7 - Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto, geralmente acerto.
8 - Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor para outros.
9 - Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano – segurar na mão, receber um abraço afetuoso ou simplesmente um tapinha amigável nas costas.
10 - Aprendi que ainda tenho muito que aprender.
11 - Aprendi que eu deveria passar essa mensagem para todos meus amigos. Às vezes eles precisam de algo para iluminar seu dia.
* As pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez...
Mas nunca se esquecerão de como você as tratou...

RESPONDA EM SEU CADERNO
1- Cite 3 tipos de reações diferentes que as pessoas em geral têm diante de:
um dia chuvoso: __________________________________________________________________
uma bagagem perdida: _____________________________________________________________
os fios das luzes de uma árvore de Natal que se embaraçaram: ______________________________
________________________________________________________________________________
2 - Você acha que é verdadeiro o que está escrito no item 2? Por quê?
_________________________________________________________________________________
3 - Você sabe qual é a diferença (item 3)? Escreva qual é.
_________________________________________________________________________________
4 - Já aconteceu com você o que diz o item 4? Como foi o caso?
_________________________________________________________________________________
5 - O que você já fez nesse sentido (item 5)? _____________________________________________
Cite 3 formas de doações materiais: ____________________________________________________
Cite 3 formas de doações não materiais:________________________________________________
6 - Cite formas de ajudar na família, os amigos, as necessidades dos outros, no trabalho:__________
_________________________________________________________________________________
7 - Você acha que é verdadeiro (item 7)? Por quê?________________________________________
8 - O que você acha que isso quer dizer (item 8)? Por quê? _________________________________
9 - Você acha que é verdadeiro (item 9)? Por quê? Você já agradou alguém hoje? O que acha disso?
_________________________________________________________________________________
10 - O que você acha que isso quer dizer (item 10)? Por quê?
_________________________________________________________________________________
11 - O que você acha de passar essa mensagem para alguém? _______________________________

* - Você acha que é verdadeiro (item *)? Por quê? _____________________

DINAMICA DE GRUPO 2

ROSTOS E DESENHOS

Objetivos
1. Conhecer-se e conhecer o outro;
2. Maior integração do grupo;
3. Despertar curiosidade e interesse pelo outro.
Passos Metodológicos
1. Distribuição de tiras de papel, pedindo que cada um escreva nela o seu nome;
2. Recolhê-los e colocá-los no meio da sala com o nome virado para baixo:
3. Pedir que alguém misture bem os papéis e, depois todos retiram um nome;
4. Pedir que todos se levantem e façam um passeio pela sala lendo os crachás dos presentes para reconhecer a pessoa que sorteou (permanecer em segredo);
5. Distribuir uma folha de papel ofício para cada participante;
6. Cada um desenha o rosto da pessoa sorteada;
7. Exposição de todos os desenhos na sala, na lousa...
8. Leitura dos “símbolos”:
a) o grupo deve identificar os desenhos com os participantes. É imagem do indivíduo perante o coletivo;
b) ver quem acertou. Explicação por parte do desenhista.
9. Tempo para colocações gerais sobre a dinâmica:
a) que conclusões podemos tirar desta dinâmica? Qual o objetivo dela?
b) o que senti ao realizar esta dinâmica?
c) como vi meu companheiro sorteado?
Nota
A revelação poderá, também, ser feita somente no final do encontro, montando um esquema de revelação.

DINAMICA DE GRUPO

Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.

Característica: autoconhecimento, descobertas, memória.

Material: cartolinas, hidrocor, fita adesiva.

Descrição:

1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, aprofundando o conhecimento mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. As cartolinas com as informações pessoais são mostradas ao grupo.

Comentários:

1. As cartolinas podem ficar expostas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma conversar posterior sobre o que ocorreu pode possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.

ATIVIDADE PARA REFLEXÃO DOS ALUNOS

AMIGOS


Nosso caminho está planejado
Para passos juntos seguir.
Somos perfeitos de compreensão,
E nossa virtude de fidelidade
Está guardada por nossa fé.
Estamos num mesmo segredo,
Em que nossa amizade
Não deixa em vão nossas alegrias.
Acatamos nossos defeitos,
E homenageamos nossas qualidades para vencermos.
Somos o porém da coragem,
O por quê da invencível força...
Somos as razões para continuar caminhando.
O companheirismo sagrado,
Que lá de cima
Recebe a benção de Deus...
Somos amigos fiéis,
Juntos a tristeza é desenganada,
E os sorrisos são os presentes da vida.
Somos assim,
A perfeita magia da amizade,
Que suporta vendavais e furacões,
E mesmo com tempestades
Continua seu trajeto de fidelidade.
Somos a benção dos Anjos,
Que estão a guardar o segredo da nossa felicidade.
Somos a luz da mais linda estrela,
Que transborda de sinceridade.
Somos o que todos no mundo sonham em ser
Somos,
AMIGOS FIÉIS!!!

QUESTIONAMENTOS:

1- O que é ser amigo para você?
2- Qual o valor de uma amizade?
3- O que você faria por um amigo?
4- Quando você sabe que esse seu amigo não é tão verdadeiro assim?
5- O que você aprendeu sobre o texto?
6- Escreva o nome de alguns amigos.

PROJETO COPA DO MUNDO 2O1O

PROJETO COPA DO MUNDO 2010

Disciplinas: História, Geografia e Artes envolvendo todas as disciplinas da escola.

OBJETIVOS

- Demonstrar através de painéis de recortes com notícias da Copa, como o futebol é um fator de integração entre os povos.

- Levar os alunos a tomarem conhecimento da Geografia, Arte, História e demais aspectos do país sede da Copa do Mundo de Futebol - 2010.

- Confeccionar as bandeiras dos países participantes utilizando diversas técnicas em Artes para a decoração dos ambientes da escola.

- Levantar nos alunos valores como: espírito de cidadania, união, busca por seus ideais, compromisso com horários, etc.

- Conhecer, valorizar, respeitar e divulgar as diversas culturas.

• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país participante.

• Conhecer a história das copas de futebol.

• Identificar cada país participante e os dias que jogam.

- Cantar corretamente o Hino Nacional Brasileiro.

RECURSOS (MATERIAIS UTILIZADOS)

- 2 Pacotes de folhas de papel sulfite.

- folhas de papel de seda nas cores: 20 verdes e 20 amarelas.

- rolos de papel crepom nas cores: 15 verdes, 15 amarelas e 2 de cada cor primária.

- 5 metros de TNT verde e 5 metros de TNT amarelo.

- EVA verde, amarelo, azul e branco.

- 1 rolo de barbante, 2 rolos de fita crepe e 2 rolos de fita durex larga.

- 15 tubos de cola branca.

- 5 pistolas de cola quente e 20 refíls de cola quente

- 10 potes grandes de tinta guache de diversas cores.

- 5 pacotes de bexigas verdes e 5 pacotes amarelas.

- canetas hidrocor, lápis preto, lápis de cor, borrachas.

PROGRAMAÇÃO

Início - maio/2010 - Exposição em painel do desenho das bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol 2010 e um pouco da geografia, da história, tradições e da Arte do país sede da Copa do Mundo de Futebol - África do Sul.

- Incentivo aos alunos à pesquisa sobre a História e Geografia dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol, para exposição.

- Exposição de recortes de jornal, com a evolução dos jogos da Copa do Mundo de Futebol - 2010.

- Mural atualizado com recortes de jornal e revistas com notícias da Copa do Mundo.

- Decoração das salas de aulas com o tema Copa do Mundo de Futebol - 2010.

DESENVOLVIMENTO

- Pesquisa nos diversos meios de comunicação, sobre a História e Geografia dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol 2010.

- Incentivo aos alunos em pesquisar sobre o tema e sobre os países participantes no evento, com entrega do material pesquisado para análise e exposição em mural.

- Fixação num painel das “chaves” dos países participantes na Copa/2010 e evolução dos jogos, até chegar

CONCLUSÕES

  • Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
  • Avaliação através da participação dos alunos nas atividades propostas tais como: elaboração das pesquisas, de cartazes, elaboração dos painéis, bandeiras, etc.
  • Envolvimento dos alunos com o tema proposto.

BIBLIOGRAFIA

- SITES:

· http://www.africadosul.org.br/?pg=arte#Artes%20e%20Cultura

· http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010

· http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://colorirdesenhos.com/files/imagecache/artigos_full/desenhos/Bandeira-desenho-Paraguai.jpg&imgrefurl=http://colorirdesenhos.com/desenhos/2121-bandeira-republica-paraguai&usg=__qnYXXmsAbRVbB9AkkoOqf3OhrV8=&h=300&w=400&sz=19&hl=pt-BR&start=1&itbs=1&tbnid=ex5ZdS2b7O3iHM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3DCOLORIR%2BBANDEIRAS%2BParaguai%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1

· www.uol.com.br

· http://cotidianosantanaemfoco.files.wordpress.com/2008/08/paises012.jpg




COLORIR MASCOTE

MASCOTE COPA DO MUNDO 2010

MASCOTE DA COPA DO MUNDO 2O1O