Total de visualizações de página

Arquivo do blog

26 de maio de 2011

CONCURSO DIRETOR - LIBANEO, J. C. Organização e Gestão da Escola

RESUMO BASEADO NO LIVRO
Avaliação Constante


O gestor escolar precisa estar sempre atualizando suas informações e para isso deve ter instrumentos que o ajude neste processo. Uma das atividades do gestor é a questão da avaliação.
A avaliação é um tema sempre em alta nas organizações escolares (principalmente neste período do ano onde ocorrem as provas finais) e que é tão questionada e analisada por muitos entendidos (e outros nem tanto) que se voltam a análise e estudo das mesmas.
Percebi em um grupo de estudos formado por gestores escolares que participei, que muitos deles sentiam falta de instrumentos didaticamente criados para ajudá-los em sua gestão e então para este assunto neste texto resolvi usar os conceitos divulgados por Libâneo que tem o objetivo de auxiliar os gestores:
Segundo o autor (2004) "...é preciso fazer distinção entre avaliação, juízos de valor e quantificação ou notação. A avaliação supõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo alcançados."
Libâneo ressalta a importância da seriedade e estruturação das avaliações realizadas pelos gestores para que estas ocorram da maneira correta e consigam retratar a realidade sem apenas refletir os "olhos do avaliador." Ele destaca também a importância que a educação exerce nos dias de hoje e também a necessidade da escola ter um ensino de qualidade e a conseqüente exigência que isso representa para a gestor de dominar todos os assuntos da escola tendo a noção exata de como a escola e seu ensino é percebido pelos seus alunos, pais, sociedade e ele ainda destaca:
Com a revolução tecnológica e as demais mudanças globais, é inegável a crescente intelectualização do trabalho, a necessidade de formação geral mais sólida e uma demanda acentuada por educação de qualidade. Isso, no entanto, não pode resultar num projeto educacional competitivo e seletivo socialmente, nem na criação de um mercado educacional, nem na ampliação da esfera privada no campo da educação.
Para Libâneo o gestor escolar deve se ater a alguns pontos no processo avaliativo, são eles:
Avaliação do projeto pedagógico-curricular, organização escolar e dos planos de ensino
A avaliação da escola precisa considerar os elementos determinantes da qualidade de oferta de serviços de ensino e do sucesso escolar dos alunos, tais como características dos alunos, rendimento escolar por classe, composição do corpo docente (tempo de trabalho, idade, currículo profissional), condições de trabalho e motivação dos professores, recursos físicos e materiais didáticos e informacionais.
Aspectos a serem avaliados no âmbito da organização escolar
* Dados estatísticos sobre a população escolar, reprovações, abandono da escola, situação socioeconômica dos pais, etc.
-Clima organizacional da escola.
-Acompanhamento do rendimento escolar dos alunos
-Avaliação da execução do projeto pedagógico-curricular
-Avaliação do desempenho dos professores

Referências Bibliográficas:
LIBANÊO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática Goiânia: Editora Alternativa 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário